Rituais Elementais

O que são Rituais Elementais?

Rituais Elementais são aqueles baseados nos elementos básicos da natureza, água, terra, fogo e ar. Sendo assim o estudo dos rituais elementais é primordial para o desenvolvimento de ações teatrais e performáticas ritualísticas.

Duração e Carga horária

O curso tem duração de 12 horas, distribuídas em três encontros de quatro horas, entretanto o modelo pode ser revisto pela demanda do contratante.

Objetivos do Workshop

-> Trabalhar exercícios físicos utilizando como estímulos o contato com a natureza e seus elementos básicos.

-> Oferecer provocações mentais para elevar o primor das ações físicas estabelecendo a prática artística como um ritual.

Para quem ofereço Workshops como o Rituais Elementais?

A pontos de cultura e instituições que se interessam pelo fazer artístico, muito embora eu o ofereça, também, para grupos privados.

Sendo assim posso atender em instituições, ou caso você e seus amigos desejem experimentar a prática teatral e performática de forma personalizada!

Você pode saber mais sobre minha trajetória e entrar em contato comigo! Além disso pode consultar alguns dos meus trabalhos ou, se preferir, outros cursos que ofereço.

Referencial Teórico do Workshop

Antonin Artaud (1896 – 1948): o Ritual e o Sensorial enquanto linguagens transcendentes da fala são trabalhados em todo o workshop. O pensador anarquista é a referência mais gritante dos processos teatrais e performáticos desse workshop, mas não a única.

Jerzy Grotowski (1933 – 1999): a jornada do diretor em busca do Teatro Pobre não é apenas ideológica, mas vai além! Os estímulos físicos propostos enfatizam não só o primor das ações físicas, mas a valorização das potências corporais do artista.

Marina Abramovic (1946): sua poética em Artist Body: Performances é uma de minhas maiores inspirações na filosofia da arte. Sua visão de performance como a arte é reforço importantíssimo na construção de rituais artísticos.

Rolar para cima