Corporeidade Animal

Corporeidade Animal é um curso que ofereço para aqueles que desejam novas formas de relacionamento com o corpo na arte.

Os Animais tem a nos oferecer artisticamente, estética, tônus, olhares, sons e integração com a natureza. Ampliar a visão do ser humano como animal expandir e assim transformar nossa maneira de fazer arte.

Não falo de um jogo de imitação e sim de algo mais complexo, não proponho que imitemos animais, mas sim que utilizemos seus corpos como inspiração.

O curso tem duração prevista de 24 horas, distribuídas em seis encontros de quatro horas, entretanto o modelo pode ser revisto pela demanda do contratante.

Afinal, o que é Corporeidade?

Corporeidade é um termo da filosofia para designar que o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional. É o eixo que sincroniza as partes material e imaterial do corpo, esse termo acompanha o corpo como uma estrutura material e física, mas também como um conjunto de experiências subjetivas e metafísicas.

O corpo é uma construção biológica, mas também psicológica e fenomenológica. A arte exige que façamos de nossos corpos uma força de expressão que se comunique não apenas pela forma física, mas também pela subjetiva. Sendo assim o trabalho do artista corporal é uma construção externa e interna.

Objetivos do Curso

O objetivo do curso é oferecer processos artísticos de treinamento e aprimoramento físico e psicológico que estimulem os orientados a enxergarem suas características animais para, assim, ampliar as mesmas.


O curso pretende, ainda:

-> Trabalhar exercícios físicos utilizando como estímulos a percepção das características animais do próprio corpo

-> Oferecer provocações mentais para elevar o primor das ações físicas estabelecendo a prática artística como um ritual.

-> Oferecer estímulos e gatilhos mentais para expandir, mas também para redefinir a percepção de corpo.

Dessa forma os que passarem pelo processo podem adentrar uma nova corporeidade e explorar novas formas de comunicação artística, cênica e performática.

Para quem ofereço Cursos como Corporeidade Animal?

A pontos de cultura e instituições que se interessam pelo fazer artístico, muito embora eu o ofereça, também, para grupos privados. Sendo assim posso atender em instituições, ou caso você e seus amigos desejem experimentar a prática teatral e performática de forma personalizada!

Você pode saber mais sobre minha trajetória e entrar em contato comigo! Além disso pode consultar alguns dos meus trabalhos ou, se preferir, outros cursos que ofereço.

Referencial Teórico do Curso

Antonin Artaud (1896 – 1948): o Ritual e o Sensorial enquanto linguagens transcendentes da fala são trabalhados em todo o workshop. O pensador anarquista é a referência mais gritante dos processos teatrais e performáticos desse workshop, mas não a única.

Marina Abramovic (1946): sua poética em Artist Body: Performances é uma de minhas maiores inspirações na filosofia da arte. Sua visão de performance como a arte é reforço importantíssimo na construção de rituais artísticos.

Rolar para cima