Antropofagia em Makunaima

Antropofagia em Makunaima é uma experiência performática, mas que também recorre a elementos cênicos.

O título faz referência à Antropofagia Cultural Brasileira e dessa forma referencia os rituais indígenas. Já a estética é referência a série de obras “Parangolé”, mas também ao Lavrado Roraimense.

O espetáculo é experimental, mas constrói uma narrativa. Nela se apresenta a criação do estado de Roraima na figura de Makunaima, personificação de diversas narrativas do povo Makuxi.

Outro aspecto importante da performance é o fato de que ela em momento algum recorre a fala. A história é contada por corpos, entretanto nunca abandonam a narrativa repleta de de solidão, demonstrações de poder e afetividades.

A performance foi elaborada e realizada pela Cia Devaneios. A Companhia surgiu na Universidade Federal de Roraima sendo vinculada ao projeto de extensão¹ no qual fui orientador artístico.

Para preparação dos artistas usei treinamentos que ofereço no workshop Ritos Elementais e também os que aplico no curso Transposição Corporal. Assim pude não apenas conduzir o processo criativo da performance, mas também estar no palco, pois acredito na orientação participativa.

Onde apresentamos Antropofagia em Makunaima?

Nossa estreia ocorreu no evento Antropofagia e Parangolé realizado pelo Grupo Cruviana na Casa do Neuber. A apresentação foi transmitida ao III FITAP², festival português realizado pela UTAD. Sendo, dessa forma, destaque no Boletim de Junho de 2018 da Federação de Arte Educadores do Brasil.

Acompanhe abaixo os belos registros da estreia do espetáculo feitos pelo olhar atencioso do fotográfo Devair.

Notas de Fim: A apresentação na Casa do Neuber foi marcante, mas não a única. O espetáculo foi apresentando posteriormente em eventos como a XVI Assembleia Regional da Comissão Pastoral da Terra de Roraima.

Para saber mais: Você pode saber mais sobre minha trajetória e entrar em contato comigo! Além disso pode consultar alguns dos meus trabalhos ou, se preferir, cursos que ofereço.

Entenda as siglas usadas no texto: ¹ Expressões Cênicas e Performáticas na Terra de Makunaima – ² Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas– ³ Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro

Rolar para cima